Por meio do Requerimento nº 37/2025, os Vereadores Leandro Antonio Bigotto (PL) e Luís Especiato (PT) pediram à Prefeitura informações sobre a implementação de um serviço de coleta de lixo nas áreas rurais, com a instalação de caçambas em pontos estratégicos de suas estradas e a sugestão de quatro locais como pontos de coleta. A propositura foi aprovada unanimemente na última segunda-feira, dia 24 de março, na 1815ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jales.
Na ocasião, a Vereadora Andrea Cristina Moreto Gonçalves (PODE) se colocou à disposição para ir atrás de recursos para a aquisição de lixeiras. “Fiz o levantamento dos valores. Podemos buscar com Deputados o complemento do valor para a implantação dessas lixeiras para se evitar queimadas. Nós, Vereadores, podemos correr atrás para que regularizemos isso. É importantíssimo esse Requerimento, e estamos à disposição para ajudar”, ressaltou.
Especiato endossou as palavras da parlamentar e mencionou que é uma demanda antiga sobre a qual já houve outras discussões. “De fato, se tivermos projetos e custos, cada um de nós pode procurar Deputados para fazer emendas. Quanto às sugestões de local, fizemos porque são pedidos já efetivados, e não sugestões aleatórias”, explicou.
Bigotto destacou que há lixo jogado na beira da estrada. “Tem muita gente morando na área rural novamente, e tem coisas que essas pessoas queimam, como uma garrafa ou uma lata. Há aquelas com consciência, que vão até o lixão e descartam, e tem gente que não tem consciência. Aí, vem a dengue e tudo o que já sabemos. Realmente, precisamos correr atrás desses recursos. Acho que é uma causa importante para a nossa cidade”, avaliou.
Na Sessão, o Vereador Vanderley Vieira dos Santos (REPUBLICAN) aproveitou para pedir às Secretarias competentes para verificarem problemas relativos ao descarte irregular de lixo na estrada próxima ao aeroporto da cidade. “Passei lá e foi uma tristeza. Infelizmente pessoas que não têm noção estão descartando entulhos e lixos domésticos lá. Também [gostaria de pedir para] verificarem as bocas-de-lobo, para o escoamento de água, porque estão começando a ficar danificadas. E se possível, poderiam colocar um poste com uma câmera de filmagem, para amenizar esse problema”, apontou.
Outros detalhes sobre o Requerimento estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/51146.


Leandro Bigotto e Luís Especiato pedem implementação de serviço de coleta de lixo em áreas rurais de Jales
- Imprensa e Cerimonial da Câmara Municipal de Jales