A história que Oswaldo e Ivoni Soler escreveram sobre o solo de Jales tornou-se um tesouro para a cidade e região. Aos 55 anos de sua fundação, em 25 de março de 1970, a instituição celebrou, de forma singela, a importância do casal, que proporcionou ensino superior a mais de 30 mil pessoas desde os tempos da Faficle – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jales. Sob o céu estrelado, luzes rasgaram a escuridão em homenagem aos fundadores.
Uma cerimônia marcada pela luz
Durante o intervalo das aulas, a professora Suéllen Karla convidou a todos para descerem a frente do prédio, situada na Avenida Francisco Jalles. Com seu repertório, animou os estudantes na noite de terça-feira (25). Ao final da última música, as luzes do prédio foram todas apagadas.
“No começo, só havia escuridão… O desconhecido, o vazio. Mas toda grande história nasce assim. E então, uma luz se acendeu… Foi o sonho de Oswaldo e Ivoni Soler que rompeu a escuridão e deu vida ao UNIJALES. Uma chama que começou tímida, mas logo se espalhou, iluminando caminhos e transformando destinos.”
À medida que as palavras da docente ecoavam pela Avenida, os presentes acendiam as lanternas dos celulares, afastando a escuridão e simbolizando como o conhecimento ilumina os caminhos.
“E assim como no começo, ainda enfrentamos a escuridão—o medo, a dúvida, os desafios. Mas há algo que aprendemos nesses 55 anos: onde há luz, há possibilidade. Porque o saber ilumina. O esforço aquece. O futuro brilha para quem ousa acender sua própria chama.”
Ao final, as luzes do UNIJALES foram sendo acesas novamente, seguidas por aplausos e um coro emocionado entoando os parabéns.
Mais forte do que nunca
O legado de Oswaldo e Ivoni Soler segue vivo, sendo fonte de trabalho e realização para mais de 200 famílias. Junto ao Colégio XV de Abril, que também pertence à Associação Educacional de Jales, mantenedora do UNIJALES, a instituição continua crescendo e se destacando.
No ensino presencial, o UNIJALES brilha, com cursos como o de Direito, que se posiciona à frente de sete faculdades da região na relação de aprovados na OAB. Além disso, a instituição mantém viva a licenciatura presencial, um diferencial raro no atual panorama do Ensino Superior. Já na Educação a Distância (EAD), os resultados são igualmente expressivos: três cursos com nota máxima no conceito do MEC e praticamente todos os demais com nota 4.
Uma potência na educação
O reitor do UNIJALES, Oswaldo Soler Junior, celebra os 55 anos da instituição com entusiasmo.
“Só no ano passado abrimos três novos cursos – Agronomia, Psicologia e Terapia Ocupacional –, que vêm sendo amplamente procurados. A cada início de ano, conseguimos viabilizar, junto às prefeituras da região, bolsas de 100% para moradores, além de oferecer bolsas integrais para estudantes de escolas municipais. Estar à frente de uma das maiores instituições da região noroeste é um árduo trabalho, mas tenho orgulho de acompanhar e participar ativamente, mantendo vivo o legado dos meus pais”, finalizou.






- Assessoria de Comunicação