O presidente Edson Roberto da Silva, da Santa Casa de Misericórdia de Jales, ao lado de membros da diretoria, apresentou o balanço de 2024, o primeiro ano sob sua gestão, em coletiva para imprensa na tarde de terça-feira, dia 14 de janeiro.
O presidente Edson ressaltou que “Talvez hoje a nossa Santa Casa tenha uma condição melhor do que as outras entidades da região, justamente por ter um bom planejamento. Iniciamos alguns projetos e as expectativas para 2025 são altas, vamos dar continuidade em novos projetos, com foco na ampliação da UTI adulto geral e, concluir os que já estão em andamento, como a Unidade de Isolamento e o Centro Cirúrgico pensando sempre em oferecer o melhor atendimento ao cliente, tornando a instituição modelo para outros hospitais”.
Grande empresa. De acordo com Edson a Santa Casa é uma grande empresa. “Hoje nós estamos com um quadro de 340 colaboradores e 80 médicos. Pagamos os funcionários em dia, não tem dívida, tem credibilidade, então essa é a vantagem de fazer um trabalho bem planejado”.
Rafael Carnaz Prado, diretor administrativo, disse que talvez seja a primeira vez que a Santa Casa faz o trabalho de expor para a imprensa alguns números. “Nós somos o hospital referência para 16 municípios, 110 mil habitantes e 141 leitos. Os atendimentos pelo SUS são de 76,44%, o IASMPE representa 5,30%, o privado 16,54 % e o particular 1,72%”, com maioria adultos acima de 15 anos”.
Pesquisa. A Santa Casa realizou uma pesquisa de satisfação, onde 2.176 dos entrevistados tiveram uma visão positiva (classificados como bom e ótimo) e 45 entrevistados com visão negativa (regular ou ruim). “Desta avaliação foram 97,97 com índice de avaliações positivas e apenas 2,03% negativas em 2024”.
Atendimentos. “Em 2023 tivemos quase 54 mil atendimentos laboratoriais. O hospital teve um custo de R$ 47 milhões. A manutenção para os 16 municípios chegou a R$ 43 milhões e outros quase R$ 4,100 milhões para manter outros municípios que tem em atendimento no hospital. Em sete anos de análise pelo sistema, de todos os atendimentos a clientes SUS realizados pelo hospital, 97,42% são resolvidos na própria instituição, em torno de 3% acaba sendo transferido, que são as especialidades de neurologia e neurocirurgia. Rafael fez uma observação que, em virtude dos casos de dengue, a Santa Casa está com um maior fluxo de atendimentos, ocasionando um tempo um pouco maior de espera.
UTI Neo Natal. Pai e mãe não são considerados visitantes. Se o casal não é morador de Jales e precisar se alimentar, tomar banho ou descansar um pouco, tem uma unidade onde os pais podem usufruir desse projeto.
Negado. São recusados apenas casos que não são atendidos pelo hospital, como atenção básica, ambulatório de ortopedia, oftalmologia ou neurologia. O tempo médio de respostas das fichas é de até 1h30, e 92% são de aceitação dos atendimentos.
Déficit operacional. Segundo Rafael, o último resultado consolidado e auditado teve um déficit operacional de R$18 milhões, ou seja, falta esse valor no caixa da Santa Casa por ano. “Para cobrir essas despesas no final do exercício é necessário ir atrás de emendas impositivas, leilão ou doações da população para que no final consiga sanar essas despesas”, afirmou Rafael.



Esclarecendo fatos
Na mesma semana da realização da coletiva de imprensa, um vídeo foi enviado por diversas vezes em grupos de WhatsApp, em que uma família acusa de negligência e reclama das condições em que se encontrava um idoso de 88 anos que estava internado na Santa Casas de Jales. A repercussão alcançou diversos meios de comunicação.
O Setor Jurídico da Santa Casa, representado pelo advogado Carlos Alberto Expedito de Britto Neto, em contato com o CN12, esclareceu que está tomando as ações legais e necessárias para essa circunstância. Ainda afirmaram que a divulgação feita pela família não condiz com a realidade do hospital no tratamento aos pacientes e que o hospital está proporcionando todos os cuidados necessários. E afirmaram que a informação divulgada pela família é falsa e está sendo usada para comprometer a reputação da instituição.
O paciente, segundo apurações realizadas no setor técnico do hospital, encontra-se na UTI sob os cuidados médicos intensivos e com indicação de melhora.