Na segunda-feira, dia 31 de março, os vereadores da Câmara Municipal de Jales aprovaram, na 1816ª Sessão Ordinária, a Moção de Aplausos nº 8/2025, que homenageia o professor, pesquisador e jurista Jairton Ferraz Júnior. A autoria da propositura foi de todos os parlamentares.

O edil Rivelino Rodrigues (PP) fez sua fala direcionando-se ao pai do homenageado, Jairton Ferraz, presente na Sessão. “Leve nosso cumprimento e nosso carinho [ao seu filho]. Merece nosso reconhecimento. Com certeza, lá em Londres [onde Ferraz Júnior se encontra atualmente], ele é jalesense, assim como temos grandes talentos espalhados pelo Brasil e pelo mundo afora. Isso é motivo de muita importância para nós e muito carinho. Falo aqui em nome dos dez Vereadores que assinaram essa Moção. Leve o respeito e a consideração do parlamento jalesense ao seu estimado filho”, declarou.

Detalhes sobre a Moção de Aplausos estão disponíveis no link .

Biografia
Nome: Jairton Ferraz Junior
Filiação: Jairton Ferraz (Pai)
Meire Vilches Ferraz (Mãe)
Irmão: Pedro Vilches Ferraz
Esposa: Maisa Castanheira Severino Ferraz
Idade: 33 anos (16, de abril, 1991)
Trajetória Escolar:
Estudou na Cooperativa Regional de Ensino (Objetivo) desde a pré- escola até ao Ensino Médio.
Trajetória Acadêmica:
- Graduação em Direito na Universidade Mackenzie, em São Paulo, Capital.
- Pós Graduação em Criminologia e Direito Penal no ICPC (Instituto de Criminologia e Política Criminal).
- Mestrado em Direito Político e Econômico na Universidade Mackenzie (São Paulo-SP), com bolsa pela CAPES (PROSUC).
A dissertação de mestrado foi aprovada com nota máxima pela banca avaliadora e por esta também condecorada com “distinção e louvor”; foi, ainda, eleita a melhor (com menção honrosa) do ano de 2021 no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Direito Político e Econômico da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
- Pesquisador e Professor de Criminologia e Direito Penal na Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo (no âmbito da Especialização em Compliance, Pós-Graduação Lato Sensu) e no Centro Universitário UNISAN de São Paulo (no âmbito da Graduação em Direito).
- Doutorado em Criminologia em andamento na Universidade de Westminster (Londres, Reino Unido).
- Professor de Criminologia na Universidade de Westminster (Londres, Reino Unido), lecionando no Mestrado (MA Global Criminology) – em que é líder do módulo Criminologia Crítica (Critical Criminology) – e na Graduação (BA Criminology).
Autor do livro:
Corrupção Política e Programas de Compliance: reflexões político-criminais e dogmático-penais (Editora D`Plácido, 2021).
Demais Produções bibliográficas:
Várias publicações de capítulos e artigos científicos em livros e periódicos de alto padrão e alcance internacionais (vide currículo acadêmico completo em: ), destacando-se:
- Análise criminológica da corrupção: uma visão despenalizante. Revista Brasileira de Ciências Criminais, v. 134, p. 109-135, 2017.
- O controle penal da corrupção em debate: compliance e as novas tendências de prevenção e combate à corrupção. Revista de Estudos Criminais, v. 18, p. 99-113, 2019.
- Necropolítica e sistema penal brasileiro: genocídio institucionalizado contra negros. In: Saúde e Mortalidade no Sistema Penal. 1ed.São Paulo: Tirant lo Blanch, v. 1, p. 50-68, 2023.
- Imputabilidade como elemento da culpabilidade? Agir comunicativo e teoria do delito. Revista Brasileira de Ciências Criminais, v. 201, p. 17-54, 2024.
- Reflective report: working as teaching assistants at HMP Pentonville. In: Insider Prison Perspectives in Europe and the Americas: Convict Criminology at Westminster. London: Routledge, 2025 (a ser publicado até o final de 2025).
- Resistance and the struggle for physical and psychological survival in Brazilian prisons. In: Insider Prison Perspectives in Europe and the Americas: Convict Criminology at Westminster. London: Routledge, 2025 (a ser publicado até o final de 2025).
Atualmente, o criminólogo desenvolve pesquisa doutoral no Reino Unido (Universidade de Westminster), voltada ao estudo etnográfico das relações sociais no ambiente interno das prisões brasileiras – título da tese em andamento: Conviviality in São Paulo`s prison system: the role of carceral collectivity (“O convívio no sistema prisional de São Paulo: o papel da coletividade carcerária”).
É também professor de Criminologia da mesma universidade britânica (em nível de Mestrado e Graduação).
Integra, ainda, a Convict Criminology at Westminster, atuando como pesquisador e auxiliar acadêmico do programa – que objetiva estabelecer a conexão Universidade-Cárcere, por meio da realização de módulos no ambiente prisional e do desenvolvimento de pesquisa colaborativa entre acadêmicos/estudantes externos e estudantes internos. Tal programa tem sido aplicado, sobretudo, nas prisões HMP Pentonville, HMP Coldingley, HMP Grendon e HMP Five Wells.
Mais um brasileiro que brilha no exterior, com origem jalesense, que, na área da pesquisa acadêmica, contribui para o avanço da Criminologia Crítica a nível global.