Em resposta ao Requerimento nº 43/2025, do vereador Luís Especiato (PT), a Prefeitura, por meio do Secretário Municipal de Obras, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Manoel Andreo de Aro, e do Diretor do Departamento de Meio Ambiente, João Gabriel Segantine, informou que atualmente o serviço de varrição da cidade é executado por doze varredoras. A propositura de Especiato também abordava, além da quantidade de profissionais, os locais onde atuam.
No Requerimento, o edil havia perguntado quantas pessoas atuam na varrição de ruas do município atualmente. Em ofício, além de responderem que, para o serviço executado, as doze varredoras são divididas em seis duplas, o Secretário e o Diretor acrescentaram que o trabalho é terceirizado e a empresa contratada para a execução é a Jimmy Urbanismo e Serviços Eireli. Também mencionaram que o contrato atual prevê a varrição de até mil quilômetros por mês.
Outra questão do Vereador havia sido quais são as ruas e áreas que possuem tal serviço, pedindo para apontar os bairros e praças atendidos. Em resposta, Aro e Segantine disseram que o serviço é realizado diariamente no Centro, nas avenidas principais e nas praças da cidade, conforme a necessidade da contratante. No ofício de resposta, que pode ser visualizado no link , detalharam os trechos que recebem a limpeza.
O Secretário e o Diretor informaram ainda que a Rua 24 e a Avenida Shiguero Kitayama estão no cronograma semanal, e ressaltaram que não existe cobrança aos munícipes pelo serviço de varrição e que existem eventos esporádicos para os quais a Prefeitura Municipal solicita o serviço.
Outros detalhes sobre o Requerimento e a resposta estão disponíveis no link .
- Imprensa e Cerimonial da Câmara Municipal de Jales