A terceira Campanha de Atualização de Rebanhos após o fim da obrigatoriedade da vacinação contra a Febre Aftosa em São Paulo começou no dia 1º de maio, e de acordo com a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), segue até o dia 7 de junho.
O governo paulista informou que o produtor rural passa, também em caráter obrigatório, a ter que atualizar seus rebanhos junto ao sistema de Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave).
O produtor que não atualizar os dados junto ao Gedave, fica impedido de emitir, por espécie, a Guia de Trânsito Animal (GTA).
“A atualização de rebanhos é de fundamental importância para que a Defesa Agropecuária faça um monitoramento eficaz em relação à sanidade dos rebanhos paulistas, além de ser um balizador para identificar e controlar com maior agilidade um possível surto de doenças que podem trazer prejuízos econômicos aos produtores”, explica Luiz Henrique Barrochelo, médico-veterinário e coordenador da Defesa Agropecuária.
Como fazer a declaração de rebanho
A declaração pode ser feita diretamente no sistema do Gedave. Outra forma de efetuar a declaração é pessoalmente em uma das Unidades da Defesa Agropecuária e também, através do envio por e-mail do formulário que está disponível no site.