Com 2024 em direção à sua reta final, as empresas já estão na expectativa para apurar seus resultados anuais e traçar estratégias e metas para 2025. Para iniciar um novo ciclo com o pé direito, nada melhor do que ter acesso a informações de qualidade e recursos robustos que tragam resultados de alto valor às operações.
Mas quais tecnologias usar para se destacar em um mercado tão competitivo? Quem nos ajuda a responder essa pergunta é o Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), a maior organização profissional técnica global dedicada ao avanço da tecnologia em prol da humanidade, que divulgou o relatório global “O Impacto da Tecnologia em 2025”.
O estudo contou com a participação de 355 líderes de tecnologia, incluindo CIOs, CTOs e profissionais de TI no Brasil, Estados Unidos, China, Reino Unido e Índia, e abrangeu organizações com mais de 1 mil funcionários de diferentes setores da indústria.
A pesquisa trouxe dados pertinentes e interessantes sobre o Brasil e deu uma noção do que os negócios podem esperar no mundo da tecnologia em 2025. Confira os principais insights do relatório a seguir.
Setores mais impactados pela tecnologia em 2025
O relatório mostrou que, em 2025, os setores que mais serão influenciados pela tecnologia são:
- Telecomunicações (45%);
- Serviços bancários e financeiros (42%);
- Mídia e entretenimento (38%).
Tecnologia mais relevante
De acordo com o estudo, a IA será a tecnologia mais relevante em 2025, segundo 62% dos entrevistados. Em seguida, vem a robótica, com 36%, e a computação em nuvem, com 30%.
Aplicações de inteligência artificial no Brasil
Os líderes brasileiros acreditam que a IA será usada principalmente no:
- Monitoramento de segurança cibernética e na prevenção de ataques (51%);
- Desenvolvimento de softwares (45%);
- Mapeamento de doenças (34%).
Barreiras de adoção da IA no Brasil
Já os possíveis desafios da adoção da IA no Brasil são a resistência e a desconfiança da sociedade (30%), seguido da privacidade e a segurança de dados (13%) e da dependência da sociedade em resultados de IA (11%).
Uso de IA Generativa
Sobre o uso de IA Generativa, 43% das organizações brasileiras pretendem usar a ferramenta regularmente até 2025, outros 15% estão começando a implementar a tecnologia e 25% têm altas expectativas.
Tecnologias em destaque
De acordo com 85% dos CIOs/CTOs brasileiros, a realidade estendida (XR) e a tecnologia de gêmeos digitais devem desempenhar um papel fundamental em 2025.
A realidade estendida (XR ou RE), em inglês, Extended Reality, é uma categoria que engloba tecnologias imersivas, ou seja, aquelas que combinam elementos do mundo físico e do ambiente virtual para proporcionar experiências interativas, imersivas e inovadoras. As tecnologias imersivas que englobam a realidade estendida (XR) são: realidade aumentada (AR), realidade virtual (VR) e realidade mista (MR).
Já a tecnologia de gêmeos digitais, também chamada de digital twins, é uma ferramenta que faz uma representação virtual de um item ou sistema projetado para refletir com precisão um objeto físico. A tecnologia abrange o ciclo de vida do produto, é atualizada com dados em tempo real e usa simulação, aprendizado de máquina e raciocínio para basear a tomada de decisões. Com ela, é possível supervisionar a performance de um ativo, identificar falhas, verificar gargalos em processos, simular situações e antecipar problemas, testar ideias, dentre outras possibilidades.
Hard skills em IA Generativa para 2025
Com o crescimento acelerado dos apps de IA generativa, as empresas têm como desafio a integração da tecnologia em seus processos e a busca por talentos capazes de operá-la.
Em 2025, as principais expertises que os líderes de tecnologia brasileiros requisitarão para funções relacionadas à IA são: habilidades de desenvolvimento de software (47%), práticas éticas de IA (47%) e análise de dados (32%).
Tendências do mercado em 2025
Em 2025, a robótica, as soluções de segurança cibernética robótica e a computação quântica estarão nos holofotes:
Robótica
O uso da robótica para beneficiar a sociedade vem crescendo globalmente, robôs humanoides (máquinas parecidas com pessoas), por exemplo, estão sendo usados para automatizar tarefas, melhorar e aumentar a produtividade e reduzir custos. As máquinas podem ser usadas para realizar desde tarefas mais “simples”, como limpeza, cumprimentos a clientes e companhia para idosos, a atividades mais complexas, como auxiliar em procedimentos hospitalares e ajudar na gestão de situações perigosas.
Segundo a matéria do Olhar Digital, para o ano que vem, “37% dos líderes globais de tecnologia planejam considerar a implementação de robôs humanoides em suas operações, 35% pretendem iniciar a implementação, e 18% esperam tê-los totalmente integrados às suas operações.”
Soluções de segurança cibernética robótica
Em 2025, as soluções de segurança cibernética robótica com IA estarão em alta. O motivo: a solução é capaz de monitorar, identificar e notificar ameaças à segurança em tempo real, o que previne vazamentos de dados e possíveis perdas financeiras – sendo um recurso indispensável para qualquer empresa que necessita proteger suas informações.
Segundo o relatório, 41% dos entrevistados esperam iniciar a implementação da solução em suas operações, enquanto 33% planejam ter a ferramenta totalmente integrada e 23% considerarão sua utilização.
Computação quântica
A computação quântica se destaca pelo seu poder de processamento, a máquina possui uma capacidade de processamento trilhões de vezes maior do que os supercomputadores mais modernos, o que por si só já mostra o seu potencial. No ano que vem:
- 35% dos participantes esperam iniciar a integração e implementação da computação quântica em suas operações;
- 30% esperam implementá-la totalmente;
- E 28% considerarão a implementação da computação quântica em 2025.
Vale ressaltar que os entrevistados estimam que 44% das empresas implantarão computadores quânticos nos próximos três anos.
Fonte: https://www.blendit.com/category/transformacao-digital/