Chegamos ao fim de 2024 com muitas novidades no mercado brasileiro. Algumas delas por mudanças estratégicas por parte da fabricante, outros pela idade avançada e tem aqueles que já não tinham mais volume de venda que justificasse sua presença no país.
O ano também ficou marcado por uma forte onda de modelos eletrificados chegando ao país, principalmente de marcas como BYD e GWM, além da promessa da chegada de mais algumas, como Omoda & Jaecoo. Mas já há modelos e até marcas que ficaram pelo caminho.
Confira os carros que saíram de linha no Brasil em 2024:
Chevrolet Camaro
Anunciada ainda em 2023, a versão de despedida do Camaro, chamada de Collector’s Edition foi baseada na SS e teve apenas 125 unidades oferecida. Foi vendido por R$ 555 mil na versão cupê e R$ 595 mil na opção conversível, ambas com o mesmo motor V8 de 461 cv.
Não se sabe quais serão os planos da marca para o muscle car, afinal, também saiu de linha nos EUA. Mas caso ele volte a ser fabricado globalmente, deve seguir a receita da Dodge com o novo Charger, que tem versões elétricas além das ainda dotadas de motor a combustão.
Toyota Yaris e Yaris Sedan
Ainda em novembro, nossos colegas do Motor1.com Argentina confirmaram que o Yaris na carroceria sedã sairia de linha junto aos concessionários do país, que já não aceitavam mais encomendas do compacto.
Entretanto, a versão hatch também deve seguir o mesmo caminho, já que será fabricada para o mercado brasileiro até o dia 31 de dezembro, criando estoque suficiente para mais alguns meses de 2025, enquanto o novo Yaris Cross não chega.
Citroën C4 Cactus
Lançado em 2018, o Cactus ainda era um remanescente da velha PSA, tendo motores THP – com projeto oriundo da BMW – e o motor 1.6 aspirado que utilizado desde a época do 206. Por um certo tempo, foi o único carro de passeio da marca, enquanto sua reestruturação durante a criação da Stellantis era formada.
Com novo foco em carros de entrada, a Citroën agora deve manter seus olhos na linha C-Cubed, formada por C3, Aircross e Basalt, que compartilham base e motorização com seus primos da Fiat e Peugeot.
Chevrolet Cruze e Cruze Sport6
A produção do Cruze de segunda geração, tanto na sua versão sedã quanto hatchback – chamada de Sport6 – se encerram em dezembro de 2023. Entretanto, os estoques dos modelos ainda foram suficientes para abastecer a rede de concessionárias durante todo o ano de 2024, encerrando o ciclo de modelos médio da marca americana no fim deste ano.
Com o fim da produção e comercialização do Cruze, a Chevrolet deve se voltar para a produção de SUVs, em especial a nova geração do Equinox e a reestilização do Tracker.
Renault Logan
Queridinho dos aplicativos, o Logan foi responsável por mostrar que sedãs compactos podiam ser espaçosos quando foi lançado em 2007. De lá pra cá, teve duas gerações e poucas modificações, ficando para trás comparado aos seus concorrentes, e perdendo também seu principal argumento de vendas: o preço. Nos últimos tempos, era vendido somente para frotistas, saindo por quase R$ 100 mil reais na versão básica.
Com a mudança de foco da Renault em carros de entrada derivados dos Dacia para carros mais refinados, os modelos da Dacia perderam seu espaço.
Hyundai Creta Action
Ainda pertencente a primeira geração do SUV, a versão Action deixou o mercado com a chegada da reestilização promovida no Novo Creta, em outubro. Ainda utilizando o motor 1.6 aspirado de 130 cv que já fez parte da linha HB20, a versão deixou a linha de montagem sem deixar sucessor.
Hyundai Kona Hybrid e Elétrico
Depois do acordo da CAOA com a Hyundai, alguns modelos começaram a chegar ao brasil com uma certa defasagem em relação aos seus pares no exterior. É o caso do Kona, o modelo chegou em 2023, ficou brevemente sendo vendido durante o ano de 2024 com algumas promoções e já foi flagrado rodando em nova geração no país, mas não confirmação se voltará a ser vendido por aqui.
Por enquanto, o que se sabe é que ele não aparece mais no site da coreana, nem na versão Hybrid nem na EV.
Chevrolet Bolt e Bolt EUV
Parte do que a marca considera uma ”primeira geração” de elétricos, Bolt e Bolt EUV já saíram de linha no ano passado lá fora e ainda tinham estoques remanescentes por aqui. O irmão menor já estava disponível antes, enquanto a versão EUV foi lançada em maio de 2023.
Os modelos serão substituídos indiretamente pelos novos SUVs elétricos Equinox e Blazer EV, feitos na nova base Ultium de 800v.
Hyundai Ioniq
Outro Hyundai que saiu de fininho foi o Ioniq. Com a chegada do novo Ioniq 5, elétrico, a versão híbrida, que chegou inicialmente no Brasil apenas como carro por assinatura e só depois foi colocada à venda, deixa de ser ofertada. No mundo, essa geração do Ioniq já saiu de linha em 2022.
Peugeot e-208 GT
Peugeot e-208 GT
Quando a Peugeot apresentou a reestilização da linha 208, há alguns meses, uma versão em específico ficou de fora: a elétrica e-208, aplicando o visual esportivo da versão GT a versão de topo do modelo a combustão em seu lugar.
Com preço salgado, vendido até então por R$ 276.900, poucas unidades foram emplacadas, e a francesa decidiu focar no seu irmão maior, o e-2008.

Com nova geração lá fora, o 3008 deixou de ser importado para o Brasil em 2024. Em 2021, recebeu uma reestilização que o aproximou da nova geração do 208, então novidade no país, e do 308 europeu. Na motorização sempre utilizou o motor THP 1.6, já em desuso dentro do grupo Stellantis e, caso volte, deve ter opções híbrida e/ou elétrica.
Nissan Leaf
Um dos elétricos mais antigos disponíveis no país, o Leaf perdeu o sentido de existir com a chegada de concorrentes bem mais modernos e com maior alcance de autonomia e baterias – no caso da Nissan, são somente 40 kWh de capacidade e cerca de 192 km de autonomia, enquanto um BYD Dolphin GS, tem 45 kWH e 219 km, por exemplo.
Volkswagen Tiguan Allspace
Relançado no país há cerca de um ano, o SUV médio Tiguan voltou ao país com um leve facelift na parte dianteira e traseira e redução de cavalaria devido a emissões. Entretanto, com a chegada eminente da nova geração lá fora – já tendo inclusive sido apresentada – a linha de produção de Puebla, no México já começa a se preparar para montar a nova geração do modelo, que deve desembarcar por aqui entre 2025 e 2026.
Seres (todos os carros)
Você já viu algum carro da Seres na rua? Vendidos desde 2023 no Brasil, a marca chinesa de veículos elétricos entrou no mercado no meio do ano passado, mas vendeu tão pouco que decidiu interromper suas operações e reorganizar sua estrutura.
Ainda não sabemos quando – ou se – a Seres voltará a oferecer seus carros no país, a última notícia da marca é de que alguns Seres 3, 2022/2023 e 2023/2023 estavam sendo vendidos com até 74% de desconto em um leilão.
- Thomas Tironi // Motor 1