Na semana passada o município de Jales e, consequentemente a região, entrou novamente no rol de excelência no ensino, desta vez no ensino superior com a divulgação das notas do ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, INEP-MEC) referentes a 2023.
O curso Superior de Tecnologia em Agronegócio da Fatec Jales ficou com nota 5, isto é, a nota máxima possível a ser obtida na avaliação.
Para se ter uma ideia da magnitude desta conquista, dos 9812 cursos avaliados em 2023 de todas as instituições de ensino superior do país, somente 6% obtiveram conceito 5. Entre os 590 cursos tecnológicos, somente 44 alcançaram essa nota e, especificamente entre os 43 cursos de tecnologia em agronegócios avaliados, somente 2 (4,7%) atingiram esta nota de excelência.
É um feito e tanto!
Essa conquista é fruto de quase 18 anos de um trabalho árduo orquestrado por uma equipe composta por docentes, funcionários, gestores, coordenador de curso e alunos, todos guiados pela persistência no propósito institucional.
Ao longo desses 18 anos, a Fatec Jales montou um time de docentes de excelência formado por 95% de mestres e doutores os quais sob a brilhante liderança da coordenação de curso, foram responsáveis pelo desenvolvimento de inúmeros projetos acadêmicos de caráter tecnológico, projetos de graduação, projetos de iniciação científica, visitas técnicas supervisionadas em várias agroempresas regionais, entre outras atividades igualmente importantes para a formação profissional tecnológica.
Também é importante ressaltar que a experiência de mercado do corpo docente do curso, tem sido extremamente importante para a formação prática dos discentes de agronegócio pois incentiva a pesquisa aplicada direcionada ao desenvolvimento de planos de negócios nas áreas agrícolas, pecuária e agroindustrial, além da própria pesquisa científica.
Nesse interim, cabe destacar que o agronegócio é um dos arranjos produtivos locais (APL) mais importantes o que certamente colabora com o desempenho do curso uma vez que as várias agroempresas da cidade e da região absorvem os tecnólogos formados pela Fatec Jales tanto para estágio supervisionado, o que obviamente auxilia no processo de formação, quanto em contratações, incentivando os estudantes a investirem nessa promissora carreira.
Outros parceiros igualmente importantes como a Prefeitura Municipal, a CATI, o Sindicato Rural de Jales, o CREA, a Escola Técnica Dr. José Luiz Viana Coutinho (Etec Jales), são corresponsáveis pelo feito destacando a importância das parcerias público-privadas (PPP’s).
Enfim, a Fatec Jales vive um momento de júbilo, merecidamente conquistado pelo mérito. Nosso muito obrigado a todos, e vida longa a Fatec Jales!

Vida longa ao Agronegócio da Fatec Jales!