- Por Dr. Sávio Costa de Paula
Primeiramente vamos falar um pouco sobre o HPV, papiloma vírus Humano, sigla em Inglês ( Human Papilloma Virus). Algumas cepas desse vírus são responsáveis por causas câncer de Colo de Útero e Orofaringe em humanos.
O HPV (papiloma vírus humano) é um vírus de DNA da família Papillomaviridae, existindo mais de 200 tipos. Produzindo lesões benignas como verrugas genitais, e também associado a desenvolvimento de câncer de colo de útero, orofaringe, ânus, vulva, vagina e pênis.
Os principais fatores de risco para transmissão do HPV são: Múltiplos parceiros sexuais, tabagismo, início precoce de atividade sexual e uso prolongado de anticoncepcionais orais.
Existem atualmente três tipos de vacinas disponíveis( Bivalente, Tetravalente e a Nonavalente).
A vacina bivalente, nome comercial Cervarix, protege contra as cepas do vírus HPV 16 e 18 somente, mas são responsáveis por 70% dos casos de câncer do colo de útero.
A vacina tetravalente(gadarsil) protege contra as cepas dos vírus 16, 18, 6 e 11. As cepas 6 e 11 são responsáveis pelas verrugas genitais, protegendo contra câncer e colo de útero, de orofaringe, e infecções anogenitais.
A vacina nonavalente ( gadarsil 9) nos protege contra as seguintes cepas: 6,11, 16, 18, 31, 33, 45, 52 e 58, previne contra 90% dos casos de câncer de colo de útero, sendo a vacina disponível mais completa do mercado. Uma das únicas desvantagens e o preço.
Atualmente pelo SUS ( sistema único de Saúde) foi introduzida no calendário Nacional de Vacinação e está disponível para meninas e meninos de 9 a 14 anos de maneira gratuita, procurando as unidades básicas de saúde.
Também está disponível portadoras de Papilomatose Respiratória recorrente (PRR) a partir dos 2 anos de idade, de 9 a 45 anos vítimas de violência sexual, imunossuprimidos ( pacientes com HIV/Aids, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos.
O esquema de vacinação acontece com a vacina quadrivalente é recomendada para meninos e meninas de 9 a 14 anos são de dose única.
Para pacientes com papilomatose Respiratória Aguda/PRR ( a partir de 2 anos de idade), e para pacientes de 15 a 45 anos – 3 doses, a 2ª dose 2 meses após a 1ª dose e a 3ª dose após 6 meses da 1ª dose.
Qual o grande benefício da vacina do HPV? Estima-se que 80% da população sexualmente ativa seja exposta ao HPV em algum momento de sua vida. Podendo desenvolver além de lesões benignas, mas também lesões malignas como : Câncer de Colo de Útero, Vulva, Vagina, Ânus e Orofaringe.
Sua eficácia foi comprovada através de diversos estudos e pode proteger contra a infecção por HPV em quase 90% em mulheres de 14 a 19 anos, e diminuir casos pré-cancerígenos em até 50% em mulheres segundo estudos no site do CDC( Serviço de controle de doenças e Prevenção dos Estados Unidos).
Vacinação é mais que um direito, é um dever como cidadão. Proteger-se para proteger os outros.
Prevenção é o segredo de um país saudável. Protejam-se! Vacinem-se ! Vacina Já!
- Sávio Costa de Paula (cirurgião oncológico do Hospital de Amor – Fundação PIO XII Unidade Jales// CRM 119138