Anvisa aprova novo medicamento oral para câncer de mama

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro do Inluriyo® (tosilato de inlunestranto), medicamento indicado para o tratamento de adultos com câncer de mama localmente avançado ou metastático que já tenham recebido terapia endócrina.

Segundo a agência, o tratamento é destinado a pacientes com tumores positivos para receptor de estrogênio (ER+), negativos para o receptor 2 do fator de crescimento epidérmico humano (HER2-) e que apresentam mutação no gene do receptor de estrogênio 1 (ESR1m).

Desenvolvido pela Eli Lilly, o medicamento é administrado por via oral e utilizado como monoterapia.

De acordo com a Anvisa, o câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente entre as mulheres. Dados do Instituto Nacional de Câncer mostram que foram estimados 73.610 novos casos da doença por ano no Brasil entre 2023 e 2025, o equivalente a 30,1% de todos os diagnósticos de câncer na população feminina.

Anvisa aprova primeiro medicamento não hormonal para ondas de calor da menopausa

Primeira terapia não hormonal aprovada no Brasil para tratar ondas de calor e suor noturno da menopausa, o fezolinetanto atua diretamente no cérebro e surge como alternativa para mulheres que não podem ou não desejam fazer reposição hormonal

Folhapress | 07:15 – 23/06/2026

Fonte: Notícias ao Minuto

Últimas notícias

... O conteúdo do CN12 está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Essa defesa é necessária para manter o jornalismo corajoso e transparente do CN12 vivo e acessível a todos. A republicação é gratuita desde que citada a fonte.