
O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, anunciou nesta segunda-feira (22) que o governo americano vai levantar temporariamente as sanções que aplica ao petróleo do Irã, citando avanços nas negociações para encerrar a guerra entre os dois países.
“Sob a liderança do presidente Donald Trump e do vice-presidente J.D. Vance, continuamos a trabalhar para tornar o mundo mais seguro e próspero. Em consonância com as negociações produtivas em curso na Suíça, o Irã comprometeu-se com o trânsito livre e aberto no Estreito de Ormuz e a permitir a entrada de inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) em seu país”, escreveu Bessent no X.
“Como parte desse acordo, o Departamento do Tesouro emitiu uma licença geral temporária de 60 dias autorizando a produção, entrega e venda de petróleo iraniano”, acrescentou o secretário do Tesouro.
O levantamento das sanções americanas sobre o petróleo iraniano estava previsto no Memorando de Islamabad, assinado na semana passada pelos dois países e que estabeleceu medidas imediatas para dar fim à guerra iniciada em 28 de fevereiro, como o encerramento dos combates, a desobstrução do Estreito de Ormuz e o fim do bloqueio naval americano a portos iranianos, e prevê que Washington e Teerã se comprometem a alcançar um acordo final num prazo máximo de 60 dias, “prorrogável por mútuo consentimento”.
Um dos temas mais espinhosos nas negociações é o programa nuclear iraniano, que motivou a atual guerra. A continuidade da ofensiva de Israel no Líbano, onde as forças israelenses enfrentam o grupo terrorista Hezbollah (aliado iraniano), e declarações de Trump de que voltaria a atacar o Irã caso um acordo definitivo não seja alcançado levaram a um anúncio do país persa de que voltou a bloquear Ormuz e à suspensão das negociações no fim de semana.
Nesta segunda-feira, porém, Vance disse a jornalistas na Suíça que as conversas continuaram e que o regime islâmico aceitou reabrir o estreito e que a AIEA faça inspeções das instalações nucleares do Irã.