Supremo da Espanha condena ex-ministro a 24 anos de prisão

O Supremo Tribunal da Espanha condenou nesta segunda-feira (22) José Luis Ábalos, ex-ministro dos Transportes durante o governo do premiê socialista Pedro Sánchez, a 24 anos e três meses de prisão por irregularidades na compra de máscaras durante a pandemia e por contratações irregulares em empresas públicas.

Segundo informações da agência EFE, os sete magistrados também impuseram uma pena de 19 anos de prisão para o ex-assessor Koldo García, enquanto o terceiro acusado, o comissionista Víctor de Aldama – que confessou o pagamento de propinas -, foi condenado a quatro anos e meio.

Ábalos, que foi homem de confiança de Sánchez e número três do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), foi julgado junto do seu ex-assessor Koldo García e do comissionista Aldama em um caso por supostas comissões ilegais em contratos de compras de máscaras durante a pandemia de Covid-19.

Pouco mais de um mês e meio após o fim do julgamento, o alto tribunal proferiu uma sentença por unanimidade na qual considera Ábalos e García – ambos já em prisão preventiva – responsáveis por crimes de organização criminosa, suborno, peculato e tráfico de influência, e destaca a grave deterioração da confiança dos cidadãos no sistema político provocada pela corrupção.

O mais beneficiado foi Aldama, que confessou o pagamento de propinas e não irá para a prisão após o Supremo ter suspendido a pena imposta de quatro anos e meio com a condição de que não cometa outro crime, apresente um relatório semestral de atividades e cumpra um ano de trabalhos prestados à comunidade.

Após passar pouco mais de um mês em prisão preventiva como investigado em uma fraude de combustíveis, Aldama optou por colaborar com a Justiça e sustentou que o ex-ministro e seu assessor cobraram propinas pagas por ele, que esperava, em troca, ser favorecido nos contratos de máscaras.

A condenação de Ábalos aumenta a pressão sobre Sánchez, que vê várias pessoas do seu entorno pessoal e político serem acusadas de corrupção.

Em maio, a Guarda Civil da Espanha realizou buscas na sede do PSOE, em Madri, relativas a uma investigação conduzida pelo juiz Santiago Pedraz, da Audiência Nacional, sobre possíveis irregularidades cometidas pela ex-militante do partido Leire Díez e outras pessoas.

Além disso, a esposa do premiê, Begoña Gómez, será julgada por acusações de tráfico de influência, segundo informou a Justiça espanhola no sábado (20), e o ex-primeiro-ministro socialista José Luis Rodríguez Zapatero (2004–2011) se tornou alvo de investigações criminais este ano.

Fonte: Gazeta do Povo

Últimas notícias

... O conteúdo do CN12 está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Essa defesa é necessária para manter o jornalismo corajoso e transparente do CN12 vivo e acessível a todos. A republicação é gratuita desde que citada a fonte.