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PL visa incentivar viagens compartilhadas e reduzir o número de veículos nas rodovias

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Projeto de lei 4630/23 quer incentivar o uso compartilhado ao propor que carros que estejam transportando três pessoas tenham desconto no pedágio

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que prevê descontos em pedágios para automóveis que transportem mais de três pessoas, incluindo o motorista.

A proposta, de autoria do deputado David Soares (União-SP), tem como objetivo incentivar o uso de veículos com maior número de passageiros, contribuindo para a redução do número de carros circulando nas rodovias.

O projeto, que segue para análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), determina que os editais de licitação de pedágios incluam uma cláusula prevendo o desconto, desde que tecnicamente viável.

O relator do projeto na comissão, deputado Marcos Tavares (PDT-RJ), comparou a iniciativa às “hot lanes” existentes nos Estados Unidos, faixas exclusivas para veículos com alta ocupação em rodovias que atravessam grandes áreas urbanas. Ele ressaltou que a viabilidade técnica da implementação de faixas semelhantes no Brasil deve ser considerada na modelagem das concessões.

A proposta, caso aprovada na CCJ e posteriormente no plenário da Câmara e do Senado, poderá se tornar lei, incentivando viagens compartilhadas e contribuindo para a redução do tráfego nas rodovias brasileiras.

  • Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que prevê descontos em pedágios para automóveis que transportem mais de três pessoas, incluindo o motorista.

A proposta, de autoria do deputado David Soares (União-SP), tem como objetivo incentivar o uso de veículos com maior número de passageiros, contribuindo para a redução do número de carros circulando nas rodovias.

O projeto, que segue para análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), determina que os editais de licitação de pedágios incluam uma cláusula prevendo o desconto, desde que tecnicamente viável.

O relator do projeto na comissão, deputado Marcos Tavares (PDT-RJ), comparou a iniciativa às “hot lanes” existentes nos Estados Unidos, faixas exclusivas para veículos com alta ocupação em rodovias que atravessam grandes áreas urbanas. Ele ressaltou que a viabilidade técnica da implementação de faixas semelhantes no Brasil deve ser considerada na modelagem das concessões.

A proposta, caso aprovada na CCJ e posteriormente no plenário da Câmara e do Senado, poderá se tornar lei, incentivando viagens compartilhadas e contribuindo para a redução do tráfego nas rodovias brasileiras.

  • Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

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